Oficina de teatro está com inscrições abertas em Foz do Iguaçu
segunda-feira, 25 de março de 2013Os professores das escolas da rede municipal de educação já podem inscrever-se nos workshops de formação em teatro na cidade de Foz do Iguaçu, que serão ministradas por integrantes de três grupos teatrais da cidade, no dia 27 de março. A formação está dividida em três modalidades de três horas de duração cada, aplicada durante o período das 09 às 12 horas, no Iguassu Boulevard. Os módulos abrangem a metodologia do Teatro do Oprimido, o uso dos signos cênicos e a leitura e interpretação de textos dramáticos.
As inscrições são realizadas gratuitamente, por meio do sistema eletrônico “NPM”, mantido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), mecanismo acessível a todos os docentes municipais. Assim, as inscrições são feitas de forma rápida e simples, bastando apenas selecionar o campo indicado para a participação nas oficinas.
A iniciativa integra a programação alusiva ao Dia Internacional do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, que acontece de 22 a 27 deste mês. Neste período, são oferecidos espetáculos, oficinas, debates, exibição de filme e interferências em locais públicos, distribuídos por vários espaços do município, promovidos de forma colaborativa entre grupos de teatro e circo, entidades culturais e instituições iguaçuenses.
O curso “Teatro para atores e não atores: Teatro do Oprimido na escola” será realizado pela atriz Rosangela Rocha, integrante da Casa do Teatro. A oficina “A importância cênica dos signos” será desenvolvida pela atriz Cláudia Ribeiro, que compõe a Cia. de Teatro Amadeus. O diretor de teatro Beto Virgínio, diretor do Centro de Cultura Popular, será responsável pela formação “Leitura dramática e interpretação de textos”.
Como explica Cláudia Ribeiro, durante a sua oficina será trabalhada a palavra e outros signos que constituem o fazer teatral. “O objetivo é dotar os professores de noções sobre os signos empregados em cena e como é possível usá-los durante a produção teatral. Vamos trabalhar os conteúdos e informações teóricas e também alguns exercícios práticos”, revela a professora de teatro.
Ao todo, são ofertadas sessenta vagas aos professores municipais, sendo vinte para cada curso. Os responsáveis pelas inscrições são o professor Theodorico Mello e Sâmela Moraes, integrantes da equipe de ensino da SMED. Mais informações sobre as oficinas de teatro poderão ser obtidas pelo seguinte telefone: (45) 2105-1266.
De acordo com Beto Virgínio, a iniciativa irá contribuir para fomentar o uso do teatro no ambiente escolar, através da capacitação dos professores para a utilização de diferentes ferramentas. “A ideia das oficinas é oferecer um repertório de técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas pelos professores na sala de aula, tanto na produção de peças quanto na abordagem por meio do teatro de conteúdos escolares”, defende Beto.
Fonte: Click Foz do Iguaçu
Mais notícias sobre Foz do Iguaçu:
- Sesc Foz do Iguaçu tem inscrições abertas para Workshop de Fotografia
- Oficina ensina a produzir tambores de maracatu em Foz do Iguaçu
- Em Foz do Iguaçu, projeto oferece cursos gratuitos sobre recursos hídricos
- Cataratas do Iguaçu S/A contrata jovens trilheiros em Foz do Iguaçu
- Primeiro curso de Facebook Marketing é oferecido em Foz do Iguaçu