Segunda etapa das matrículas na rede municipal começa dia primeiro de fevereiro em Foz do Iguaçu
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013A segunda etapa das matrículas para o ano letivo de 2013 serão retomadas a partir do dia 1º de fevereiro pelas 51 unidades da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu. Os secretários das escolas, de acordo com o número de vagas disponíveis para cada ano, estarão matriculando os alunos egressos (que pararam e desejam voltar a estudar), dos provenientes de escolas particulares, outros municípios ou estados, além das transferências de alunos entre os estabelecimentos da rede municipal.
O atendimento prossegue até o dia 14 de fevereiro, quando serão iniciadas as aulas. Os pais deverão procurar a escola mais próxima de sua casa para garantir a vaga do filho. O município tem obrigação de oferecer a oportunidade de ensino para a criança, mas isso não significa que ela será matriculada na unidade que deseja. Isso vai depender da disponibilidade de vaga e o estudante pode ser encaminhado para uma outra escola que fica na mesma região onde ele mora.
Para fazer a matrícula nessa segunda etapa é necessário levar os seguintes documentos: histórico ou declaração escolar, fotocópia do registro de nascimento e comprovante de residência que deverá ser uma fatura da Copel. O atendimento será realizado das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
As escolas tem um número limite de alunos por sala de aula. No pré-escolar II, são 25 crianças, no primeiro ano o máximo aceito é de 28 estudantes. No segundo ano varia de 28 a 30 alunos, no terceiro ano de 30 a 32 , no quarto ano de 30 a 35 e no quinto ano não pode passar de 35 estudantes.
O ano letivo programado para iniciar no dia 6 de fevereiro foi transferido para o dia 14, após o Carnaval. O município está seguindo o calendário escolar do estado, onde os alunos da rede voltam no começo da segunda quinzena de próximo mês. As férias de julho estão programadas para serem realizadas entre os dias 11 e 24.
Na primeira etapa das matrículas que ocorreram em novembro de 2012 a rede municipal teve um total de 18.961 alunos inscritos para cursar o ano letivo de 2013. São 2.258 crianças no pré-escolar II; No primeiro ano 3.293; Segundo ano 3.143; Terceiro ano 1.900; Quarto ano 3.741 e quinto ano 3.405.
CMEIs
Enquanto nas escolas municipais no dia 6 de fevereiro está marcada a volta dos professores para planejamento do ano letivo, nos 31 centros municipais de educação infantil –CMEIs, terão início as aulas. Os funcionários e educadores retomam as atividades no dia 1º. de fevereiro e já na primeira quarta-feira do mês, os pais que matricularam os filhos no berçário, maternal e pré-escolar I, já deverão levar as crianças para a creche.
Durante esse mês de janeiro os pais, que não tinham onde ou com quem deixar os filhos no período de férias, contam com um serviço de plantão dos CMEIs. Cinco centros estão fazendo o atendimento que vai até o dia 31. São as unidades Moraci Favassa, no bairro Porto Meira; Flor de Lis, na Vila C; Cláudio Lourenço, na região de Três Lagoas; Jardim Lindóia, no Jardim São Paulo e Professora Nilva de Jesus, na AKLP.
Educadores e estagiários programaram uma verdadeira colônia de férias para essas crianças , para que mesmo frequentando o centro, elas possam descansar e não associar a presença na creche com aulas. No atendimento feito das 7 às 18 horas são promovidas muitas atividades recreativas e brincadeiras.
Fonte: Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
Mais notícias sobre Foz do Iguaçu:
- Comissão da Verdade realiza audiência pública em Foz do Iguaçu
- Prefeitura e Caixa Econômica fecham parceria para construção de moradias em Foz do Iguaçu
- Copel anuncia expansão do serviço de banda larga para Foz do Iguaçu e mais cidades do Paraná
- Foz do Iguaçu vai à Justiça para assegurar benefício a idosos
- Foz do Iguaçu terá salto de paraquedas com vista para a barragem de Itaipu