Cerca de 25 itens vão reforçar a alimentação escolar em Foz do Iguaçu
quarta-feira, 1 de maio de 2013Alimentos orgânicos e frescos estão cada dia mais presentes na alimentação servida às crianças que estudam nas escolas municipais na cidade de Foz do Iguaçu, nos centros municipais de educação infantil – CMEIs e também nos programas de educação. Isso por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que repassa recursos para a compra direta da agricultura familiar da cidade e região.
Uma chamada pública foi lançada para a aquisição de produtos que deverão ser fornecidos até outubro. Os interessados devem retirar o edital, até a próxima segunda-feira (6 de maio), no departamento de compras da Prefeitura ou pelo e-mail claudia.crac@pmfi.pr.gov.br.
Nesta chamada pública serão adquiridos: alface crespa, abóbora moranga, abóbora cabotiá, almeirão, batata doce, beterraba, brócolis, cenoura, cheiro verde, chicória, couve manteiga, milho verde, repolho, banana caturra, banana prata, mandioca descascada, leite tipo “C”, laranja, ponkan, polpa de fruta, biscoito caseiro, pão caseiro, feijão preto, feijão cores, arroz branco.
O valor total previsto é de R$ 518.955 mil. Os 25 itens vão reforçar a alimentação servida nas 51 escolas municipais e 31 CMEIs, e também os atendidos pelo programa “Mais Educação e Atendimento Educacional Especializado”. No total são 28.779 crianças que recebem refeições diariamente.
A classificação será feita tendo como prioridade a seleção dos agricultores de Foz do Iguaçu (Estado do PR), se não aparecer fornecedores, virão na sequência os agricultores e empreendedores da região, estado e outros estados.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma ação do governo federal em parceria com as secretarias municipais de Educação e Agricultura para garantir alimentação escolar saudável aos estudantes. Por isso 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE) são aplicados na compra de produtos da agricultura familiar.
O uso na merenda escolar de produtos vindos direto das propriedades agrícolas da cidade e da região tem ajudado a influenciar nos hábitos alimentares das crianças. Elas têm acesso as frutas, verduras e legumes colhidos no dia, o que torna ainda mais saudável os cardápios preparados pela equipe de nutrição do município.
Fonte: Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
Mais notícias sobre Foz do Iguaçu:
- Governo quer construir nova ponte entre Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu
- Centros de educação de Foz do Iguaçu abrem período de rematrícula
- CineDebate História discute ditadura militar e redemocratização em Foz do Iguaçu
- 20º edição do Transparaná 2014 acontece em Foz do Iguaçu
- Foz do Iguaçu adere à Campanha Outubro Rosa