Foz do Iguaçu completa 99 anos e já inicia contagem regressiva do centenário
segunda-feira, 10 de junho de 2013O desfile de comemoração dos 99 anos da cidade de Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira, a partir das 8h, vai marcar o lançamento da contagem regressiva para o centenário. Cerca de cinco mil pessoas entre estudantes, militares e representantes de entidades vão desfilar. A avenida Paraná será o palco do desfile. As arquibancadas têm capacidade para receber 20 mil pessoas.
Cada entidade participante do desfile está preparando uma homenagem especial a esse quase um século do município. As escolas e centros municipais de educação infantil, os Cmeis, virão divididos em alas contando a história de Foz do Iguaçu e seus diversos ciclos. Eles contarão com convidados especiais durante essa apresentação, como índios caingangues, trabalhadores da aeronáutica e funcionários da usina de Itaipu.
As alas preparadas pelos alunos das escolas na cidade de Foz do Iguaçu da rede municipal de ensino são: índios caingangues, colônia militar, vale das borboletas, lenda das Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, união dos países, ciclo da exportação e turismo de compras, ciclo da erva-mate, início da construção da Itaipu, aeroporto, primeira escola, marco brasileiro e argentino, jogos mundiais da natureza, X-Games, preocupação com o meio ambiente e, por fim, a contagem regressiva para o centenário. Serão nove escolas municipais e 16 Cmeis.
O Desfile
O desfile de 99 anos contará ainda com algumas novidades. Os moradores que prestigiarem o evento ganharão bandeirinhas em comemoração ao aniversário. Também está confirmada a participação da Polícia Rodoviária Federal, que trará de guia Curitiba dez carros antigos usados desde o começo da criação do órgão de segurança.
O Colégio San Blás, de Cidade do Leste, no Paraguai, trará cerca de 200 estudantes para desfilar em homenagem à cidade vizinha. Serão cerca de 75 entidades entre civis e militares desfilando para comemorar mais um aniversário do município. A ordem do desfile já está definida. A abertura será feita pelo grupo de entidades civis com Guarda Mirim, Copefi, Rotary Internacional, Ordem Demoley, Assembleia Luz das Águas, ACDD, Apasfi, Provopar, CCI/Foz, Salvando Vidas.
A parte civil será encerrada com a entrada do CTG Charrua, Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores, Grupos de Escoteiros Guairacá, Cataratas, Líbano Brasileiro, Três Fronteiras, Pedra que Canta, Instituto Katana, Umadfi e Secretaria Municipal de Turismo.
As entidades militares entrarão na avenida com seus agrupamentos a pé. A ordem a ser seguida será 3ª Divisão de Infantaria Paraguai/Argentina, banda de música do 34 BIMTZ, Estado maior integrado, Capitânia Fluvial do Rio Paraná, 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, destacamento de controle do espaço aéreo, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Centro cívico
Acontece nesta segunda-feira, dia 10, por volta do meio-dia, depois do desfile cívico-militar em comemoração aos 99 anos de emancipação política de Foz do Iguaçu, o lançamento da pedra fundamental do Centro Cívico municipal. Lá, o contribuinte terá todas as esferas dos poderes públicos reunidos – o que não ocorre atualmente – facilitando e agilizando as demandas da sociedade. A área doada pela tem 183 mil metros, o que equivale a aproximadamente 18 campos de futebol. A expectativa é que a obra seja concluída no ano do centenário do município.
Fonte: O Paraná
Mais notícias sobre Foz do Iguaçu:
- Organização do Concurso Miss Foz do Iguaçu 2013 abre inscrições
- Prefeitura e Caixa Econômica fecham parceria para construção de moradias em Foz do Iguaçu
- Protetores independentes promovem Feira de Adoção em Foz do Iguaçu dia 23 de junho
- Prefeitura de Foz do Iguaçu quer processo seletivo para contratar novos funcionários do HM
- AIESEC abre inscrição para processo seletivo em Foz do Iguaçu