Prefeitura de Foz do Iguaçu renova contrato com a Pró-Saúde
segunda-feira, 25 de março de 2013A Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que administra o hospital municipal Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, vai seguir prestando atendimento na unidade até junho deste ano. O contrato que venceria, no próximo dia 18 de abril, foi prorrogado por mais dois meses. A decisão foi tomada na reunião do Conselho Municipal de Saúde na cidade de Foz do Iguaçu – Comus. Durante esse período uma comissão formada por representantes do conselho, da secretaria da Saúde, irá analisar um modelo de gestão para o hospital.
Além do fim do contrato com a Pró-Saúde, que está à frente do hospital há três anos, o município enfrenta outra dificuldade. Uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual determina a rescisão de contrato com a organização social e o desligamento dos funcionários que não são concursados. Um acordo realizado com a antiga gestão da prefeitura com o Ministério Público do Trabalho suspendeu por seis meses essa ação.
A administração do hospital requer uma solução rápida e eficiente. Entre as propostas já levantadas pelo município está o da criação de uma fundação, que assumiria de forma independente a administração do hospital municipal. A Pró-Saúde, conta hoje com cerca de 700 funcionários entre médicos, enfermeiros, auxiliares e assistentes. O hospital Germano Lauck realiza hoje um atendimento regionalizado, bem como também recebe cidadãos fronteiriços (paraguaios e argentinos), e ainda, alunos e familiares da Unila procedentes de outros países, que buscam atendimento e o hospital é obrigado a prestar o serviço em cumprimento do Protocolo Sócio Laboral do Mercosul.
Com a assinatura do aditivo do contrato com a Pró-Saúde, por mais dois meses, foram suspensas as demissões e a assinatura dos avisos prévios pelos funcionários da associação. A expectativa é que no prazo de um mês seja possível ter uma solução para administração do hospital. Isso porque o município enfrentará dificuldades para assumir esse serviço, que é bastante complexo e exige um processo seletivo para contratação de funcionários em todas as áreas.
Fonte: Click Foz do Iguaçu
Mais notícias sobre Foz do Iguaçu:
- Projeto de extensão prestará assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçu
- Feira de Trocas em Foz do Iguaçu
- Foz do Iguaçu está entre os melhores destinos brasileiros
- Associação Comericial e Industrial de Foz do Iguaçu promove Encontro de Negócios
- Trilha Jovem busca direcionar jovens ao mercado de trabalho em Foz do Iguaçu