Projeto de extensão prestará assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçu
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013Administrar um orçamento é uma tarefa que, muitas vezes, assusta. Equilibrar as contas, fazendo os gastos caberem no salário, ainda é um desafio para muitas famílias. E visando auxiliar a comunidade iguaçuense nesta empreitada, a UNILA oferecerá assessoria econômico-financeira gratuita, por meio do projeto de extensão idealizado e coordenado pelo professor de Economia Wolney Roberto Carvalho.
O projeto consiste no atendimento individualizado – e sigiloso – das famílias que têm dificuldades em manter as contas em dia. Dois alunos do segundo ano de Ciências Econômicas da UNILA, Gionei Gaio e Matheus Gringo, que são bolsistas do projeto, farão os atendimentos, na unidade do Centro. De acordo com o professor Wolney Carvalho, a preferência será para as famílias de baixa renda, especialmente as que se enquadram nas classes C, D e E. “A expectativa é que em torno de mil pessoas sejam beneficiadas direta ou indiretamente com este projeto”, comenta.
É perfeitamente possível “sair do sufoco”, garante o professor, a partir de uma mudança de mentalidade e do aprendizado de algumas técnicas simples de controle do orçamento doméstico. “Em determinadas situações, o que falta é simplesmente ‘colocar no papel’ mesmo: calcular o quanto se ganha, o quanto se gasta, planejar e cortar alguns excessos”, exemplifica o professor.
Há casos, ainda, em que a família possui uma grande dívida no cartão de crédito. “E aí as contas se acumulam, pois muitas vezes essas pessoas desconhecem que há outras opções bancárias, com juros muito inferiores aos dos cartões na cidade de Foz do Iguaçu”, cita Carvalho. Estas e outras dicas serão repassadas pessoalmente pelos bolsistas, que analisarão caso a caso e buscarão as melhores opções para cada cidadão atendido.
Aprendizado
Além de contribuírem diretamente com a comunidade, o professor Wolney Carvalho espera que, com a experiência, os alunos também tenham a oportunidade de observar na prática o comportamento da classe trabalhadora. “Eles conhecerão melhor os hábitos de consumo, lazer e cultura da população. Verão in loco o que é ser um assalariado e quais são as limitações de se viver com uma renda baixa, o que é ser um trabalhador fora da teoria”, pontua. Os estudantes já recebem, desde o ano passado, uma capacitação específica – além dos conhecimentos aprendidos em sala de aula – para realizar este tipo de atendimento à população.
Integração
Outro ponto positivo apontado pelo professor é a colaboração para que, cada vez mais, a UNILA se aproxime da comunidade, e ao mesmo tempo a comunidade sinta-se parte da Universidade. “Assim, a Universidade contribui socialmente, mostrando que não está alheia aos problemas sociais, tampouco às necessidades mais imediatas e cotidianas da
população”, contextualiza o coordenador do projeto.
Como obter atendimento
Os interessados em receber a assessoria deverão entrar em contato com os alunos Gionei e Matheus pelo telefone (45) 3574-2192 e marcar um horário. Os atendimentos serão realizados no UNILA Centro, às terças e quintas, das 14h às 16h.
Fonte: Click Foz do Iguaçu
Mais notícias sobre Foz do Iguaçu:
- Foz do Iguaçu terá novos voos para São Paulo e Rio de Janeiro
- Foz do Iguaçu sediará primeiro Seminário Latino Americano de Turismo de Fronteira
- Mostra cinematográfica é atração na Fundação Cultural em Foz do Iguaçu
- Dia Mundial da Alimentação tem programação especial em Foz do Iguaçu
- Alunos de música se apresentam em recitais de fim de semestre em Foz do Iguaçu